terça-feira, 25 de setembro de 2012

RAIO X DO CENTRO DE ESTUDOS AVANÇADOS DO CERRADO DA UNB

 
IDEALIZADOR – A ideia do Centro de Estudos não veio da UnB. Surgiu dos anseios da comunidade de Alto Paraíso, representada pelo vereador do Partido Verde Eduardo Estellita, o Dáda. Morador do município há 30 anos, ele apresentou o projeto nas conferências Regional e Nacional do Meio Ambiente, em 2007. “Com a proposta aprovada, começou a luta para conseguir o terreno e a verba para a execução da obra”, lembra. O dinheiro veio de uma emenda de R$ 1,4 milhão feita pelo deputado federal Fernando Gabeira (PV) e o terreno foi uma doação da Prefeitura do município.
 
Luiz Filipe Barcelos/UnB Agência
Morador da região há 30 anos, vereador Dáda idealizou projeto do Centro
Apesar do avanço das obras, iniciadas em novembro de 2009, Dáda lamenta o atraso no cronograma para encerrar a construção. “Deveríamos ter concluído a obra em 240 dias, mas infelizmente a burocracia ainda é um grande obstáculo para o desenvolvimento, mesmo de projetos tão importantes como este”. No entanto, o morador destaca que nada tira o mérito do esforço que tornou possível a concretização do projeto. “A UnB foi parceira desde o início e o centro já é uma realidade que em breve vai transformar a vida dos que, de alguma forma, estão ligados ao Cerrado”.


RAIO X – CENTRO DE ESTUDOS AVANÇADOS DO CERRADO DA UNB
Terreno: 47 mil m²
Área construída: 1.508 m²
O que terá: secretaria, salas de professores, salas de aula, laboratório de Biologia, laboratório de informática, hospital veterinário, auditório, ateliê de artes, banheiro seco, biblioteca, alojamento, área de camping e cozinha experimental.
Número de professores envolvidos: 20
Número de alunos envolvidos: 30
Conclusão das obras: março de 2011
Áreas de atuação: pesquisa científica, ensino e extensão nas áreas ambiental, econômica, social e cultural.
Unidades envolvidas: Campus de Planaltina, faculdades de Direito, Educação Física, Agronomia e Veterinária, Instituto de Artes, Centro de Desenvolvimento Sustentável, Instituto de Biologia e Centro de Excelência em Turismo.
Valor da obra: R$ 1,4 milhões.

Todos os textos e fotos podem ser utilizados e reproduzidos desde que a fonte seja citada. Textos: UnB Agência. Fotos: nome do fotógrafo/UnB Agência.
 
 
 
Veja o Jornal Opção DADA na íntegra no link abaixo:

http://pt.scribd.com/doc/105621563/JORNAL-DADA-2012
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário